A velha religião na Itália começou com os povos Etruscos que apareceram na Itália por volta de 1.000a.c, por serem povos místicos e possuidores de conhecimento de magia eles influenciaram em muito a religião da Itália. |
Os povos Etruscos deixaram tumbas magníficas decoradas, pintadas e às vezes com jóias armas, utensílios de uso pessoal, todos esses objetos indicavam o nível social da pessoa que ali estava enterrada, acreditavam na vida após a morte e que os deuses se fossem bem celebrados durante suas vidas na terra, poderiam lhes reservar uma boa vida após a morte. Os deuses ocupavam um lugar importante na vida dos Etruscos, influenciavam seus comportamentos, seus relacionamentos, e a idéia principal dos Etruscos era o poder que os deuses podiam emprestar "aos humanos", portanto, o poder divino era consciente entre os Etruscos. Com seus hábitos, sua religião e seus conhecimentos influenciaram sobre maneira toda a região da Itália. A vinda do cristianismo na Itália determinou a queda do Paganismo, e os cultos mágicos aos deuses foi considerado ilegal. As sacerdotisas de Diana se refugiaram em vilas isoladas onde hoje é encontrado o templo de Diana em ruínas, portanto, a Velha Religião foi conservada nessas áreas rurais e o seu conhecimento existe até hoje na Itália moderna. A perseguição das bruxas na Itália não foi violenta como foi em outros países pois as bruxas italianas se concentravam em vilas isoladas e eram geralmente muito bem toleradas. A bruxa italiana chama-se Stregha e o bruxo italiano chama-se Streghone e o coven de bruxos é chamado de Boschetto. A Stregheria também tem várias tradições conforme as regiões da Itália, por exemplo: na Sicília, norte da Itália, sul da Itália etc. Na Stregha é muito importante os laços familiares, os espíritos que protegem e preservam a antiga religião e seus conhecimentos. Há muitas diferenças entre as bruxas americanas e as bruxas italianas, essas diferenças além de serem históricas são devidas a diferentes tradições e diferentes crenças. Os Estados Unidos ficam muito longe da Itália e numa época passada, nos tempos primitivos, é lógico que o conhecimento da Itália era diferente dos conhecimentos americanos assim como a sua história, por exemplo: uma bruxa Strega nunca ouviu falar sobre karma há tempos atrás, porque o conceito oriental místico só chegou na Itália neste século, portanto não se escutava falar sobre tantra, I'ching, chakra, yoga. Estes conceitos não estavam presentes na Itália no ano de 1.300. Como a Stregha italiana tem seus alicerces na velha religião praticada nessa época, genuinamente ela não usa conceitos orientais. Outro exemplo: Na Itália temos quase 200 dialetos diferentes, o que originam diversas formas de conhecimentos, tradições e clãs. A magia Stregha usa muitos objetos da natureza, amuletos, talismãs, adivinhações, feitiços. Os círculos mágicos também são feitos, é muito comum se encontrar chaves feitas de ouro ou prata, tesouras ferraduras, pérolas, fitas vermelhas e sal. Já foi dito que é muito importante os laços familiares na bruxaria Stregha e geralmente a iniciação de uma bruxa Stregha começa desde o momento de seu nascimento. As mulheres mais velhas da família gradativamente vão oferecendo conhecimentos para a iniciada e vão notando quais os dons que esta iniciada nasceu com eles. Isto também se dá com os meninos que florescem mais tarde na magia que as meninas. Objetos usados na Strega A concha: a mais antiga ferramenta que se tem conhecimento na Strega é a concha. Elas representam o útero feminino, a deusa, e são muito usadas em invocações. Elas podem ser de vários tamanhos, mas do tipo da concha da "shell", são colocadas em altares com água do mar com uma pequenina concha no centro da maior para representar o poder da lua. A concha maior simboliza a grande deusa e a menor o pedido a ser feito para a deusa, ela pode ser preenchida com licor Stregha que ao pegar fogo representa a divindade. A varinha: pode ser feita de árvores frutíferas, tomando um galho delas de forma consagrada ,cada árvore tem um poder respectivo que imanta a varinha com este poder. Quando formos colher um galho de uma árvore para fazer uma varinha devemos fazer uma reverência a o espírito dela. A varinha representa a extensão do braço humano e ela pode ser usada desde para debelar uma demanda espiritual até mandar uma mensagem. É o símbolo do elemento ar. O cálice: O cálice é uma derivação da concha, também simbolizando o útero sagrado, a mesma associação feita à concha, o cálice está associado à compaixão e ao poder pessoal. A espada ou athame: também chamada espada da razão, ela é necessária para manter a estabilidade mental. É associada ao elemento fogo onde foi forjada. O pentagrama: O pentagrama original Stregha era feito em rochas ou substancias naturais como madeira, couro. Ele sempre foi usado como símbolos de proteção e para delimitar um espaço sagrado. Nantabag: A Nantabag é usada na Stregha para manter sempre perto da bruxa seus objetos usados para os rituais e para ela criar sua magia em qualquer lugar e qualquer tempo. Ela é feita de couro ou tecido de algodão e nela temos representações em miniaturas das ferramentas usadas em rituais. Uma típica Nantabag contém: um cálice uma varinha ou a própria semente da árvore um pentagrama cunhado em uma moeda uma pedra representando a terra uma pena representando o ar um incenso duas velas pequenas brancas um pedaço de corda com os nós um pequeno copinho para o licor uma pequena concha, um símbolo da deusa uma porção de sal algumas ervas seu objeto de poder pessoal, que pode ser um amuleto, um cristal etc. A vassoura: A vassoura é usada na Stregha como proteção e para rituais de banimento. A vassoura é um símbolo de como uma bruxa Stregha pode viajar no astral, se projetar para qualquer lugar, entrar em qualquer porta e em qualquer área. Em rituais de banimento ela é usada atravessada na porta de entrada com o sal para remover as energias negativas. Quando atravessamos a vassoura na porta de entrada de uma casa estamos impedindo a entrada de qualquer energia. Tesouras : As tesouras são usadas para quebrar feitiços e para ajudar nas conexões astrais, deve ser colocadas sobre as janelas ou atrás das portas para cortar qualquer maldição. O caldeirão: É usado nos rituais em celebração e oferendas aos deuses e espíritos. O ponto central do altar da bruxa Stregha é a chama azul gerada pela queima do Stregha, um licor preparado especialmente para os deuses que pode ser colocado no caldeirão ou na concha. Oratório: O oratório é usado para representar um templo sagrado suportado por duas colunas esse oratório deve ser colocado sobre a terra e de maneira que oferendas possam ser feitas nesse lugar, o oratório é o ponto principal onde os velhos espíritos se comunicam com a Stregha. A imagem da deusa, de um anjo pode estar contido no oratório, além de um prato com leite, vinho e mel. Deve ser oferecido aos deuses, velas acesas, jóias, pinturas e os objetos pessoais da bruxa.. Deidades do Panteão Strega A lista abaixo contém uma brevíssima descrição das deidades do Panteão Strega.Esta lista, como qualquer outra lista de deidades, nos dá uma visão superficial de quem sejam esses deuses e deusas. Para realmente os conhecermos,porém, temos que tomar contato profundo com seus mitos e suas características mais intrínsecas. Sem esse contato, fica difícil operar efetivamente com essas deidades, pois para podermos invocá-los em rituais e encantamentos, precisamos ser íntimos deles. Afinal, seria o mesmo que abrir a lista telefônica e selecionar um nome. Saberíamos o nome completo da pessoa, seu telefone e até seu endereço. Isso não é o bastante, porém, para fazer dessa pessoa um conhecido, menos ainda um amigo íntimo. Pois é isso que os deuses devem ser para o pagão: amigos íntimos. AGENORIA: deusa etrusca para despertar ações ANTEROS: Deus da paixão APLU: deus etrusco do tempo ATREA: Deusa da justiça BELCHANS: deus etrusco do fogo CALTHA: deus etrusco do sol CARMEN/CARMINA: Deusa dos sortilégios e encantamentos CHARUN: deus etrusco do submundo, sua função é governar a morte e transportar as almas para a vida após a morte CLOACINA: deusa etrusca de tudo que é sujo e obsceno COMUNS: Deus do prazer, dos festejos e da bebida COSMOS: deus das bebidas CORVUS: Mensageiro dos Deuses COPIA: Deusa da riqueza, prosperidade, fortuna DIANA: Deusa Tríplice: Donzela, Mãe, e Anciã, a Deusa de todas as Bruxas DIANUS: Deus natural da fertilidade, o Deus Cornífero dos bosques e consorte de Diana EGÉRIA: deusa etrusca das fontes, ela possuía o dom da profecia FANA: Deusa da Terra, da vida silvestre, das florestas e da fertilidade; um aspecto de Tana FAUNUS: Deus natural da floresta, da vida silvestre eda fertilidade. Consorte de Fana e um aspecto de Tanus FEBRUUS: Deus da purificação, da iniciação e dos mortos FELICITAS: deusa etrusca da boa sorte FERONIA: deusa etrusca que protege a liberdade dos homens, a vida nas florestas e as cabanas aos pés das montanhas FORTUNA: Deusa da sorte, do destino, das bênçãos e da fertilidade FURINA: deusa etrusca da noite e dos ladrões HORTA: deusa etrusca da agricultura JANA: Deusa da Lua, aspecto de Tana JANUS: Deus do sol e de todos os inícios, portais, passagens e limites; associado a jornadas; consorte de Diana, aspecto de Tanus LOSNA: deusa etrusca da lua LUPERCUS: Deus da agricultura. Um Deus-lobo (daí o nome científico Canis Lupus) NETHUNS: deus etrusco da água fresca NOX: Deusa da noite PERTUNDA: Deusa do amor sexual - semelhante à Deusa grega Afrodite TAGNI: Mais antigo nome do Deus da Bruxaria Tana: Grande Deusa estelar, a Deusa máxima TANUS: O Deus das estrelas, consorte de Tana TERMINUS: Deus dos limites e dos campos, protetor das propriedades pessoais TUCHULCHA: deusa etrusca da morte, ela é parte humana, parte pássaro, com cobras nos cabelos e nos braços. UMBRIA: Deusa das sombras e das coisas ocultas UNI: Mais antigo nome da Deusa da Bruxaria VEIVE: deusa etrusca da vingança, é retratada com um jovem coroado de louros com arco e flecha nas mãos VESTA: Deusa do lar, do coração e do fogo VIRIBUS: Deus dos marginalizados e foras-da-lei, guardião dos santuários ZIRNA: deusa etrusca da lua, ela é representada pela meia lua |
Diana, bella Diana!
Tu che della grande caduta
Mi ai bene salvata!
Ti prego di farmi una altra grazia,
Di farmi far' un bello sposalizio,
Una sposalizio ricco e 'compagnato
Da molte signore...
Se questa grazia mi farai
Sempre il Vangelo delle Strege
lo asseriro.
Aradia, Gospel of the Witches, by Charles G. Leland, [1899], at sacred-texts.com
A Crença Strega conforme difundida por Raven Grimassi
Elementos de Crença da Stregheria
Elementos de Crença da Stregheria
Nós cremos que a Fonte de todas as Coisas (O Grande Espírito) é tanto masculino como feminino em sua Natureza.
Nós cremos que os humanos portam a Centelha Divina de seu Criador em seu interior (alma ou espírito). E que somos, na verdade, Seres Espirituais temporariamente contidos na matéria física.
Nós cremos na reencarnação e a vemos como um processo visando a Libertação espiritual da dimensão física.
Nós acreditamos nas habilidades psíquicas e no sobrenatural como condições normais que foram supridas pela cultura judaico-cristã, mas que podem ser restauradas através da prática dos Antigos Caminhos.
Nós acreditamos na Magia como manifestações da energia que é direcionada pela mente através de diversas técnicas antigas.
Nós cremos em Mundos espirituais e Seres espirituais.
Nós cremos na Lei da Ação e Reação, e que o que fazemos afeta os outros, e o que os outros fazem nos afeta. Assim, nos esforçamos para viver em paz com os que vivem à nossa volta.
Nós cremos no Karma, ou seja, nós cremos em responsabilidade e conseqüências.
Nós cremos no amor, na vida e na harmonia como sendo os alicerces espirituais de nossa crença.
Nós cremos na expressão de crenças religiosas através de rituais e festivais.
Nós cremos na Energia da Terra, ou seja, nós reconhecemos que existem locais de poder natural em nosso planeta. O mesmo se aplica a objetos naturais.
Nós cremos num Pós-Vida positivo e numa Evolução Espiritual bem sucedida.
Nós cremos que tudo na Natureza é de igual importância. Tudo está intrínseca e eternamente conectado e entrelaçado.
Fonte: Hatilagili e Hórus de Ísis
Nós cremos que os humanos portam a Centelha Divina de seu Criador em seu interior (alma ou espírito). E que somos, na verdade, Seres Espirituais temporariamente contidos na matéria física.
Nós cremos na reencarnação e a vemos como um processo visando a Libertação espiritual da dimensão física.
Nós acreditamos nas habilidades psíquicas e no sobrenatural como condições normais que foram supridas pela cultura judaico-cristã, mas que podem ser restauradas através da prática dos Antigos Caminhos.
Nós acreditamos na Magia como manifestações da energia que é direcionada pela mente através de diversas técnicas antigas.
Nós cremos em Mundos espirituais e Seres espirituais.
Nós cremos na Lei da Ação e Reação, e que o que fazemos afeta os outros, e o que os outros fazem nos afeta. Assim, nos esforçamos para viver em paz com os que vivem à nossa volta.
Nós cremos no Karma, ou seja, nós cremos em responsabilidade e conseqüências.
Nós cremos no amor, na vida e na harmonia como sendo os alicerces espirituais de nossa crença.
Nós cremos na expressão de crenças religiosas através de rituais e festivais.
Nós cremos na Energia da Terra, ou seja, nós reconhecemos que existem locais de poder natural em nosso planeta. O mesmo se aplica a objetos naturais.
Nós cremos num Pós-Vida positivo e numa Evolução Espiritual bem sucedida.
Nós cremos que tudo na Natureza é de igual importância. Tudo está intrínseca e eternamente conectado e entrelaçado.
Fonte: Hatilagili e Hórus de Ísis
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